O background azul claro de fundo foi mantido. As caixas de textos ganharam uma fonte menor e permanecem com um fundo branco – que facilita a leitura. Porém, o título de algumas caixas em como o topo, onde constam as principais informações do seu perfil ganharam uma opção de personalização. Agora o usuário pode optar entre cinco cores: azul, verde, laranja, rosa e preto. O acesso a essas mudanças pode ser feito de maneira rápida, graças a cinco pequenos ícones que ficam sobre a caixa principal.
Outro aspecto que chama atenção é a integração direta com as demais ferramentas do Google. A exemplo de ferramentas como o Gmail e o Google Wave, no alto da tela o Orkut passa a contar com acesso direto aos serviços do Google: web, mapas, notícias, grupos, livros, blogs, email e outras ferramentas complementares que você ativar em sua conta. Pelo menos por enquanto, é possível mudar também para versão antiga a qualquer momento.
A busca também ganhou um poderoso complemento. Além de poder buscar por informações sobre um termo dentro do Orkut, será possível pesquisar diretamente no Google a partir de qualquer página do Orkut.
Aqui talvez estejam as mudanças mais significativas e que, em um primeiro momento, terão maior impacto no funcionamento da rede social. A imagem do seu perfil agora é exibida num espaço um pouco maior. A dificuldade em localizar as opções para alterá-la a qualquer momento também foi sanada. Agora basta passar o mouse sobre ele para ter acesso a função “alterar imagem”.
O acesso aos dados do seu perfil pode ser feito a partir de qualquer página graças ao link “perfil” na segunda barra superior. Da mesma forma, para voltar à sua página inicial basta clicar em “inicial”. A logo do Orkut também ganhou a função de menu. Clicando sobre ela você tem acesso a um menu de contexto com link direto para informações como recados, fotos, vídeos, depoimentos e fãs.
As atualizações ganham mais destaque e também mais interatividade. Elas continuam divididas em duas guias: minhas atualizações e atualizações dos meus amigos. Porém agora é possível deixar comentários a partir de cada uma delas. Essas mensagens serão exibidas também nas atualizações dos seus amigos, de modo que é possível mesmo conversar por meio dessa nova função.
Quem também ganha mais destaque nessa nova versão são as Apps. Agora elas passam a figurar logo abaixo das informações básicas do seu perfil e você pode acessar as principais – de acordo com a sua configuração – a partir dali. Também é possível listar todas elas na nova guia “mais”. Um menu de contexto é aberto listando as mesmas opções listadas no menu de contexto aberto ao clicar no logo do Orkut.
A mudança estrutural da área de navegação também é facilmente perceptível. Ao invés de privilegiar os menus laterais, o acesso principal passa a ser feito por menus superiores e por submenus ao longo da página.
Listagem de amigos por classificação
A exemplo do Orkut atual, a classificação dos seus amigos em seis grupos distintos foi mantida: meus amigos, família, amigos, conhecidos, melhores amigos e trabalho. A diferença é que agora você pode ter acesso rápido a eles por meio de um submenu que pode ser aberto sobre o grupo principal na sua página inicial.
Na lista de comunidades, pelo menos por enquanto, não estão disponíveis mudanças significativas além do visual. Um detalhe que chama a atenção é o Orkut Promova. A última ferramenta lançada pelo Google para a rede social ganhou pouco destaque e não é encontrada com facilidade.
A migração dos usuários do layout antigo para o novo será gradual e não-automática. Para ter acesso ao novo visual o usuário precisará receber um convite. Assim como o Google Wave, alguns usuários serão privilegiados no início, recebendo um convite e tendo a oportunidade de convidar mais usuários para testar as novidades.
Os usuários que não tiverem acesso às mudanças não serão prejudicados de forma alguma e poderão continuar acessando o serviço e utilizando suas ferramentas normalmente. A expectativa é que até meados de 2010 todas as contas já tenham migrado para o novo visual.
Mesmo nas contas que receberam um convite – como foi o nosso caso – muitas das páginas internas não foram modificadas e ainda apresentam o layout antigo. O “problema”, é claro, deve ser solucionado com ao longo dos meses e, em breve, teremos um Orkut renovado pela frente.